Aconselhamento


Creio que muitos problemas que missionários acabam encontrando no campo, não são decorrentes somente das dificuldades da língua ou do choque cultural, mas dos conflitos interiores e entre seus colegas de ministérios.

Desde que iniciamos em 1986 nosso ministério entre os asiáticos no Brasil e América Latina, bem como dando treinamento a jovens brasileiros, preparando-os para missões transculturais, tenho procurado capacitar e enviar pessoas para atravessarem as fronteiras da Ásia, equipando-os com as ferramentas bíblicas apropriadas para administrarem seus próprios conflitos, entre seus pares e com as pessoas com as quais ele alcança para o Senhor Jesus.

Normalmente, na medida em que um missionário desenvolve amizades com o pessoal da terra, área alvo do seu trabalho, ele acaba tornando-se um conselheiro em potencial. Tem que estar preparado não somente para evangelizar e discipular, mas para tratar dos conflitos emocionais com os quais certamente terá que lidar.

A cada servo da igreja, o Senhor agraciou com pelo menos um dom. Desde o início de nosso ministério percebemos Graça e eu, que as pessoas vinham até nós para abrir os seus corações. Desde o início eu entendi que a Bíblia era o manual do conselheiro e assim, fomos tendo muitas experiências em decorrência disto.

Um dia chegou em minhas mãos dois livros do Jay Adams, O Conselheiro Capaz e o Manual do Conselheiro. Tudo se confirmava! Muitas coisas que já faziam parte de nossa caminhada nesta área estavam sendo autenticadas neste livro. O Espírito Santo já havia iluminado a ele o que para mim ainda estava fechado. Eu o tenho como o PAI DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO. Muitos outros livros de aconselhamento fazem parte da minha leitura, mas os dois que citei, tem sido uma grande fonte para pensar.

Sendo assim, temos dado cursos de aconselhamento, fundamentados somente nas Escrituras inspiradas por Deus. A Bíblia, é o livro fundamental para o treinamento. O Conselheiro Capaz e O Manual do Conselheiro, são duas ferramentas para nos dar uma sequência lógica no ensino. Somente a Palavra, iluminada pelo Espírito Santo, é a fonte única para apaziguar os corações daqueles que nos procuram em momentos difíceis.

O escritor citado, sendo pastor e conselheiro,  tendo observado por anos que muitas das ferramentas aprendidas na universidade não colhiam os resultados esperados, teve a ousadia de desafiar os conceitos e preconceitos de sua época, que perduram até os dias de hoje, passando a utilizar a Bíblia, para resolver situações que até então não estava conseguindo pelos meios utilizados pelos profissionais da área. Devido a muitos líderes evangélicos desconhecerem o uso correto das Escrituras no aconselhamento, acabam pensando, como os demais da população, que somente profissionais capacitados são os únicos em condições de tratarem este tipo de problemas cada dia mais presente em nossa população.

Ele provou pela Palavra de Deus e pelos resultados obtidos, que a Bíblia dada por quem nos criou não foi escrita somente para resolver problemas espirituais, mas também os da alma.

Graça, minha esposa, e eu, temos sido usados pelo Senhor nesta área por muitos anos. Temos a Bíblia como o livro fundamental para todas as áreas de nossas vidas. Durante estes trinta e três anos de ministério, temos sido agraciados pelo Senhor com vidas transformadas. Pessoas que chegaram a nossas mãos com fobias, com as chamadas síndromes de pânico, obsessões, conflitos familiares, traumas, e muitas outras dificuldades emocionais. Não temos méritos nisto, somente o Senhor deve ser exaltado pelas pessoas que foram totalmente libertas. Somos meros instrumentos nas mãos Dele.

Sendo assim, independente, do CURSO DE ACONSELHAMENTO, dado aos futuros missionários que estaremos treinando através do ministério LVO, estamos propondo dar noções básicas de aconselhamento aos interessados, através de um curso mais condensado, onde os participantes, que percebem ter dom nesta área de aconselhamento, podem ser motivados a fazerem um curso mais profundo e tirarem algumas dúvidas mais importantes que possam ter.

Fiquem atentos, pois estaremos por este site, passando as datas destes cursos.

Raul e Graça Nogueira

 

Be Sociable, Share!