TRISTEZA SEGUNDO DEUS E TRISTEZA SEGUNDO O MUNDO – II Cor 7.10

May 31, 2015 12:14 am
posted by ministeriolvo

¨ Porque a TRISTEZA segundo Deus produz ARREPENDIMENTO para salvação que a ninguém traz pesar; mas a TRISTEZA do mundo produz MORTE ¨

(II Coríntios 7.10) 

Recentemente eu estava preparando um texto para compartilhar com pessoas que estavam passando por situações difíceis e o Senhor me chamou atenção para o texto acima. 

Tenho a certeza que já estudei este livro por diversas vezes, mas nunca este versículo havia me falado tão forte.

Nesta carta, o apóstolo Paulo escreve aos irmãos da cidade de Corinto. Uma cidade localizada no estreito istmo entre os mares Egeu e Adriático. Era uma cidade portuária, um rico centro comercial da época. Um grande teatro ao ar livre com a capacidade para 20.000 pessoas abrigava jogos atléticos, tipo olimpíadas, e em termos de importância só perdia para os jogos Olímpicos que já era o evento esportivo mais importante da época.

Gregos, romanos e orientais habitavam esse local. Um enorme templo para a deusa Afrodite, com suas 1.000 prostitutas sacerdotais, era o grande orgulho dos coríntios. A condição imoral da cidade era até usada como referência: AGIR COMO UM CORÍNTIO.

Paulo havia escrito uma carta que se perdeu e que impactou a vida dos membros. Recebe notícias boas vindas de um discípulo chamado Tito. Ele diz que houve um quebrantamento espiritual que levou os cristãos a arrependimento.

No versículo seis, deste capítulo sete, Paulo faz uma afirmação:

…DEUS QUE CONFORTA OS ABATIDOS…

Esta verdade deve ser apropriada por cada um de nós cristãos diante das dificuldades da vida.

Ele completa com mais duas afirmações. Há dois tipos de tristezas:

 A tristeza segundo Deus, que leva a vida e a tristeza segundo o mundo que leva a morte.

 

O que seria uma tristeza segundo Deus? Quando Paulo confrontou aqueles irmãos, segundo o que estavam praticando, ou seja, PECADOS, eles entristecidos de terem ofendido ao Senhor, arrependeram-se e voltaram a ter comunhão com o Senhor.

 

Uma das tristezas segundo Deus, acontece quando uma pessoa, crente, é confrontada com a Palavra do Senhor por estar em pecado. Ele fica triste por ter magoado o coração do seu Senhor, se arrepende e vem à paz. Ele tem a restauração da comunhão com Deus, mediante o arrependimento e a confissão de pecado.                        (I João 1.9)(Provérbios 28.13)

Uma outra é quando, entristecemos  diante de uma injustiça, tribulação ou perdas, não murmuramos contra Deus e o glorificamos a despeito do problema. 

Caso a pessoa ainda não é do Senhor, neste dia ele é feito filho de Deus ao crer que Jesus é o único nome pelo qual ele pode ser salvo e livre da condenação eterna. Ele é agora santuário do Espírito Santo e passa a ter a vida eterna. ( I João 5.10 a 13)(I Cor 6.19 e 20)  

Paulo em Romanos 10.9 escreve: 

 ¨ SE COM A TUA BOCA CONFESSARES A JESUS COMO SENHOR, E EM TEU CORAÇÃO CRERES QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS, SERÁ SALVO.¨ 

Mas há ainda a TRISTEZA segundo o mundo, que leva a morte. O que seria isto?

O mundo, através de várias fontes de problemas, nos leva a uma tristeza que pode, literalmente nos matar fisicamente, tais como:

Perda de emprego, morte de queridos, finanças, relacionamentos quebrados, separações, rejeições, raízes de amargura, ira guardada, frustrações, injustiças e muitas outras causas de pecado que nos assedia, pode nos levar a morte.

Médicos que tratam de câncer chegam a afirmar que 90% das doenças são de origens Psicossomáticas. O que vem a ser isto?

 Diante de algum problema em nossa alma, que está nos causando tristeza, essa tristeza profunda gera doenças em nosso corpo. 

Este tipo de tristeza pode ser enraizado tanto na vida de um crente como de uma pessoa que ainda não é do Senhor.

A diferença é que o Cristão, mediante a confrontação pela Palavra, confiando que DEUS CONFORTA OS ABATIDOS, refugia-se nele e dá os passos para a restauração. 

Pergunto a você, amigo leitor, que tipo de tristeza está tomando o seu coração?

Caso seja a que trás morte, livre-se dela. 

Jesus disse em Mateus 11.28 a 30: 

¨ VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS E EU VOS ALIVIAREI.

TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO E ACHAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.

PORQUE O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE. 

Aceite este convite e corra para Jesus.

Caso este artigo tenha sido relevante a você, entre em contato.

                                           Raul Nogueira

                                             e-mail:jasialvo@gmail.com

                                             site:www.ministeriolvo.com

                                            face: Raul Nogueira

                                            tel cel: (011) 99911 5272 -TIM

 

 

 

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

*